Adicionar aos favoritos
Indique nosso site
 
Mensagens
 
A Mentira



“Não mintais uns aos outros, uma vez eu vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” Colossenses 3:9 e 10.

Mentir é falar algo que não é verdadeiro; e manifestação contrária ao que alguém sabe, crê ou pensa. Pode-se crer na mentira, falar mentira e praticar a mentira. É o engano em seus diferentes aspectos; nocivo ao ser humano e ofensa grave diante do Altíssimo. O diabo é o pai da mentira.

“Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade. Quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”
João 8:44 Portanto, a mentira é um instrumento diabólico que o homem usa para sua própria perdição. O mais triste é que o homem ama a mentira, não ama a verdade, pois ele é mau por natureza. “Pois eles mudaram a verdade do Eterno em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém.“ Romanos 1:23

“Os lábios mentirosos são abomináveis ao Altíssimo, mas os que obram fielmente são o seu prazer.” Provérbios 12:22 A juventude, em termos gerais, está sendo arrastada à perdição eterna pelos prazeres das drogas, sexo, etc. Tudo não passa de uma grande mentira; é enganoso, anormal, trazendo prejuízos físicos, morais e espirituais. Tais coisas podem ser definidas como praticar a mentira. Esta prática abrange os mais variados aspectos da mentira

Falar mentira é um mal muito comum em todos os ambientes e esferas da vida. Algumas pessoas dizem que certas mentiras não fazem mal, mas isto não é verdade. Toda mentira, pequena ou grande, é um procede do diabo, portanto é recomendável que o crente não se comprometa com coisa alguma que possa levá-lo a mentir. Todo verdadeiro crente deve tratar tudo de uma forma positiva; na verdade o seu falar deve ser
"Sim, sim, não, não, porque o que passa disto é de procedência maligna" Mt. 5:37.

“E com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos É por este motivo, pois, que o Eterno lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito a verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.”
II Tessalonicenses 2:10 a 12

“Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.” I João 2: 4
Quando o primeiro casal pecou isto lá no Éden, o pecado entrou no ser humano; entrou a mentira, o mal e, consequentemente, a morte. "Porque o salário do pecado é a morte...", Rm. 6:23.

A mentira é prejudicial ao homem e, com todos os seus horrorosos aspectos, o degenera e o leva à perdição. O diabo com seu instrumental de mentira rouba, mata e destrói o homem. Assim está escrito.

"O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância. " Jo. 10:10.

”Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá antes os meus olhos.” Salmo 101: 7

Devemos fugir da mentira, em qualquer forma em que ela se apresente.

Vejamos o caso de Ananias e Safira: Atos 5:1 a 11

1 Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade,
2 mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos.
3 Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?
4 Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas ao Altíssimo.
5 Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.
6 Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram.
7 Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera.
8 Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto.
9 Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Altíssimo? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão.
10 No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido.
11 E sobreveio grande temor a toda a congregação e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos.

Atos 5:1 a 11 “Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade”. Tiago 3: 14 “ Por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre, a qual está em nós, e estará para sempre. II João 1,2. Procuremos praticar a verdade em nossas vidas, crer na verdade, falar a verdade e amar a verdade. Cristo disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" Jo. 14:6. "Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." Ef. 4:25. Apocalipse 21: 8 “ Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.”

Apocalipses 22:15 “Fora ficam os cães, (pastores Isaías 56 : 9 -11 ) os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.”